Santur

Em seus 95.346 km², o estado de Santa Catarina abriga 6.248.436 habitantes (IBGE 2010) que vivem em 295 diferentes municípios, incluindo a capital Florianópolis.

Os catarinenses também conhecidos pelo gentílico de barriga verde são beneficiados pelas condições naturais da terra. O clima é o subtropical úmido mesotérmico, com temperaturas mais amenas do que no restante do país e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

As estações são bem definidas. O calor de quase 40°C no verão atrai muitos turistas para as belíssimas praias do litoral do estado, enquanto as temperaturas abaixo de zero do inverno tornam a Serra Catarinense ainda mais encantadora, principalmente quando há ocorrência de neve.

A temperatura mais baixa já registrada em Santa Catarina foi de -17° C no Morro da Igreja, em Urubici. Neste município encontra-se também o ponto mais alto do estado, o Morro da Boa Vista, com 1.827 m.

A propósito, Santa Catarina é um dos estados brasileiros com uma das maiores médias de altitude: pelo menos metade do seu território fica a mais de 600 m acima do nível do mar. Serras, vales, cânions e planaltos fazem parte das paisagens catarinenses.

E o estado também é bem servido por rios, córregos e cachoeiras. 

Santur
Santur
Santur
Santur